sábado, 1 de novembro de 2014

Asus Zenfone 5 - um dos novos reis de custo x benefício - Resenha Brasil

A pouco tempo a Asus lançou a sua primeira linha de Smartphones aqui no Brasil, os Zenfones 5 e 6, além de competir muito em desempenho, o Zenfone 5 também entra para arrasar nos smarts que custam até R$700,00, vejamos a seguir minha opinião sobre meu novo smartphone.

Será que ainda vale a pena? Confira abaixo:



Comparativo LG Volt


Comparativo Xiaomi Redmi 2



Atualização 3.24.40.78. O que gostei e não gostei



Design
A um primeiro momento a pegada dele lembra a do Moto G de segunda geração que é seu concorrente direto, só que ele é mais fino, só que a parte frontal não é tão arredondado, somente sua traseira.
Eu consegui encontrar essa linda cor vermelha, pois digamos gosto de sair do famoso preto ou branco, mais ele também está disponível nas cores citadas a pouco, talvez após algum tempo a Asus lance ele em dourado e roxo como tem em outros mercados.
Medindo de 14,8 centímetros altura, 7,3 centímetros de largura, e 10,3 centímetros de espessura, ele é muito confortável na mão, e mesmo após um bom tempo de manuseio não cansei, e o peso de 145g é a média para smartphones com tela de 5”
Em relação ao seu tamanho, aquela faixa com uma textura diferente, é linda, só que deixa o smart mais alto, e as bordas ao redor da tela, digamos são grandes, pois ele é maior que muitos modelos com tela do mesmo tamanho e até maior. Exemplo: Galaxy S4, Novo Moto X, Novo Moto G, LG G2, ele é até mais alto que o LG G3 que tem tela meia polegada maior.
Tela
Não se engane com essa história do Gorila Glass, ele é um vidro muito resistente comparado com vidros normais, mas infelizmente ele não é prova de risco, e sim antes de conseguir encontrar uma película para ele, a tela teve um risco. Recomendo que logo ao comprar comprem uma película e uma capinha por que hoje em dia os celulares não aguentam quedas muito grandes.
                Mas agora da tela em si, é uma IPS retroiluminada por LED capacitiva com tecnologia True Vivid 16 milhões de cores, multitouch para até 10 dedos, resolução HD 1280x720 pixels, com 294 pixel por polegada quadrada.
                Na tela existem as tecnologias extras do Gorila Glass 3, o Asus True Vivid que faz com que as cores sejam vistam de uma forma mais natural sem exagerar na saturação, a Glove Touch que permite o uso com luvas, e uma suposta camada que protege contra marcas de dedos, que digamos ajuda, mas a tela suja do mesmo jeito.
                O brilho da tela é equilibrado, somente se percebe mesmo após os 50%, na angulação ele é muito bom, o reflexo da tela é médio, sobre luz forte pode se ver a tela sem problemas, e as cores são muito acertadas, dignas de uma verdadeira IPS, mas se por acaso você gostar de uma tela com tons mais ou menos saturação pode ajustar isso no App Splendid que vem por padrão junto com a ZEN UI. Tem também o modo de leitura que deixa a tela mais amarelada, parecendo com uma página de livro para não cansar tanto a vista.
                Sobre a acuidade, é ótima, tudo que é visto não tem pixelação, ou falta de qualidade, tem uma nitidez acima da média.

Conexões
·         Quad Band para 2G e 3G, isso quer dizer que funcionará com todas operadoras do Brasil
·         3G com protocolo HSDPA, que garante download de até 42,2 Mbps
·         Dual Micro Sim Card
·         Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
·         Bluetooth 4.0 com EDR e A2DP
·         Micro UBS 2.0 sem USB OTG ou Host
·         GPS com A-GPS e GLONASS 

Hardware e desempenho

·         Processador 32-bit Dual Core Intel Atom Clovertrail Plus, CPU Z2560 de 1,60 gHz
·         GPU Power VR SGX 544MP2, 2 Gb de Ram.

A surpresa é que esse Atom tem suporte ao Hyper-threading, que consegue fazer com que cada processador simule 2, então no final das contas virtualmente falando ele é um quad core, e segundo o site da Asus a sua memória Ram é 64-bit
Em matéria de sensores, são poucos mas os essenciais, tem de direção, aceleração, de luz, proximidade e compasso, nada mais, a falta fica de um infravermelho para controlar aparelhos da sua casa.
Ele também possui um LED de notificação, mas o malditinho é tão pequeno e discreto que se você ver de uma distância mais grande nem vai percebe-lo é quase sem função, mas enfim, ele tem, depois daquele grande e chamativo LED do meu aposentado Xperia L, nenhum LED me surpreende rs’
No desempenho testei vários jogos como: Subway Surfers, Candy Crush, Dead Trigger 2, Real Racing 3, GT Racing 2, Plants vs Zombies, em todos ele rodou perfeitamente, exceto o Dead Trigger que nota se algumas travadinhas, mas não impede ou atrapalha em nada a jogatina, pode se parabenizar o desempenho no Real Racing e GT Racing rodaram rapidamente sem nenhuma queda de frame rate e com os gráficos no máximo, com todos efeitos e texturas disponíveis. Vale lembrar que este processador da Intel tem uma arquitetura diferente da maioria usada em outros processadores de smartphones, por isso alguns títulos pesados ou não podem não rodar ou rodar com lags, visto que ele precisa de otimização. No dia a dia, ele roda tudo suave, sem atrasos, ou engasgos nas transições. Agora vamos aos famosos números.
Antutu v5.1: 23.299 pontos

Uma ótima pontuação para um processador dual-core, como comparação ele teve pontuação maior que vários quad-cores, Motorola Moto G de primeira e segunda geração, Galaxy S5 mini, LG Nexus 4 e Galaxy Mega 6.3 como exemplo.
Epic Citadel
Seguindo o desempenho do Antutu, no Epic Citadel ele conseguiu números excelentes, principalmente em Ultra Alta Qualidade.
Alta performance: 59,9 fps
Alta Qualidade: 59,4 fps
Ultra Alta Qualidade: 49,5 fps

Vellamo
No vellamo ele teve resultados medianos, nem ruins nem ótimos.
·         HTML 5: 1797 pontos
·         Metal: 774 pontos 

Geekbench 3
Aqui ele meio que decepcionou, creio que seja por falta de otimização para um Atom.
Single Core: 421 pontos
Multi Core: 995 pontos
3D Mark
Voltando ao desempenho memorável, no 3D Mark ele se posiciona bem acima da média da sua categoria.
Ice Storm: 6479 pontos
Ice Storm Extreme: 3606 pontos
Ice Storm Unlimited: 5772 pontos

Software

De fábrica o Zenfone 5 vem com o Android Jelly Bean 4.3, a Asus já anunciou o Kitkat, e até atualização para o Lollipop, só que até o momento da gravação do vídeo este aparelho não recebeu nem o Kitkat.
Sobre o android a Asus colocou a ZEN UI, a um primeiro momento pode se elogiar pela sua leveza, recursos extras, e o design bem colorido, quem prefere o android puro não há o que fazer, mesmo trocando de launcher, ela estará lá na barra de notificações, em menus e sub menus, então é melhor se acostumar.
Na tela de bloqueio é possível desbloquear por arrasto de dedos, foto, pin, senha, padrão, quando não está com nenhuma senha também pode colocar três atalhos de sua preferência para abertura mais rápida, e também os widgets.
Outra função legal é que clicando duas vezes seguida em qualquer botão de volume leva instantaneamente para a câmera, dá para configurar que se pressionado o botão do multitasking tire um screen shoot ou que abra o menu.
Nas configurações tem as opções padrões do android, o sistema do Dual Chip, mais as: que são especiais da ZEN UI
Na parte de cima da tela se deslizar da parte da esquerda para baixo abre as notificações e deslizando na parte da direita abrirá a área de atalhos rápidos, que deles são: 4 padrões, a lanterna, o botão para liberar espaço da memória Ram, a calculadora, e o quick memo, e mais 18 configuráveis. No espaço da multitarefa tem um botão bem útil para fechar todos os aplicativos abertos.
Dos 2 Gb de memória Ram disponíveis, mais ou menos 1 Gb sempre ficam livres, o que faz inveja em outros aparelhos que as vezes não ficam nem com 25% do total livre.

Aplicativos
Com certeza a Asus exagerou nos aplicativos, eles até não gastam todos o espaço interno, mas muitos talvez você nem vá usar, e não podem ser nem desativados.
Ao total são 53 aplicativos que ficam utilizando 3,2 Gb dos 8 Gb, quase todos têm alguma utilidade, mas não pra você em sí.
O maior problema é que muito que são da ZEN UI não podem ser desinstalados ou desativados, tem o pacote completo do Google, tudo atualizadinho, vem também com o Apps BR, com o Kindle para leitura, o Omlet Chat um mensageiro, do sistema tem o básico, tem também os softwares especiais como o PC Link, Remote Link, Share Link, e o Party Link.
PC Link- muito interessante, é só você instalar o PC Link da Asus em seu desktop ou notebook, plugar o cabo USB, que você espelhará o conteúdo do seu Zenfone na tela do seu dispositivo.
Remote Link- serve para controlar algumas coisas do seu pc em seu Zenfone, mas o dispositivo precisa ter Bluetooth para fazer a conexão.
Share Link- Ferramenta para compartilhar conteúdos, com os Asus, ou com qualquer outro dispositivo que tenha o aplicativo SHAREit instalado.
Party Link- Usa o Wi-Fi para enviar fotos automaticamente para dispositivos próximos que tenham essa tecnologia.

Destaque para o Splendid que já expliquei na parte da tela, o Assistente de áudio que explicarei no tópico abaixo, para o economizador de bateria que permite que você crie até um próprio perfil para você ecomizar, o Meteorologia aplicativo muito bonito da ZEN UI para saber sobre o clima, e o What’s Next que agrupa em um só lugar todas suas tarefas, seja aniversário, lembretes, e eventos da agenda.
Mídia
                Com a tecnologia Sonic Master este Asus tem áudio com qualidade acima da média tem o aplicativo que você pode ajustar as definições dos sons, mas eu na minha opinião não vou me lembrar de alterar cada vez que for fazer outra tarefa, por isso deixei no modo Smart que ajusta para todas as ações.
                E falando do som em si, como eu escrevi na resenha do BLU Life 8, eu venho de um Xperia L, aliás eu ainda uso ele como reprodutor de som, por que a Sony é muito boa neste quesito, já o Zenfone como eu falei, tem uma qualidade de áudio muito boa para músicas filmes e jogos, mas o seu volume é decepcionante, basta estar em um lugar barulhento, que você não escutará se estiver tocando seu telefone, sua música ou qualquer coisa que venha do alto falante externo que fica na sua parte traseira.
                Mas nessa vida nem tudo é perfeito, e este Zenfone na parte de mídias, se saiu mal, se você quer um telefone para escutar músicas ou gosta de tenha um volume alto, não escolha este pois ele te deixará na mão.

Câmera
                Na câmera ele me trouxe uma boa surpresa, ela fica acima da média para dispositivos deste preço, não chega perto dos tops de linhas, mas bate de frente com todos os outros intermediários, exceto o Lumia 830 claro rs’
                Aqui estamos falando de uma câmera traseira de 8 megapixels com tecnologia pixel máster, geo-tagging, auto foco, detecção de rostos, abertura de 2.2 polegadas, e uma frontal de 2 Mp para auto retratos e vídeo chamadas.
                Falando dos testes: lembrando de estamos falando de uma câmera de 8 megapixels, sem nenhum sensor especial então devemos ponderar.
                Paisagem ao sol forte: fotos ok, somente a ressalva que o azul estourou, e o que era anil se transformou em um ciano bem cintilante.
                Paisagem sem tanto sol: muito boas as capturas, soube equilibrar para a qualidade não ficar apenas no fundo, sem granulação.
                Interno bem iluminado: Aqui ficou muito bem, as cores são capturadas com o tom muito próximo ao original.
                Interno mal iluminado: um pouco de ruído, mas a câmera não granulou e não perdeu tanta qualidade.
                Interno sem iluminação: sem o pixel máster, ficou muito ruim, com o pixel máster diminui-se a resolução mas a qualidade da foto, e a iluminação ficam muito boas.
                Externo ao sol forte: consegue fazer uma rápida transição para as condições de iluminação, mas se perde nas arestas, e acuidade.
                Externo bem iluminado: como no interno, as cores permanecem e a qualidade desta câmera é mostrada, mas tem dificuldade para encontrar o fundo se for bem iluminado.
                Macro bem iluminado: talvez o melhor modo de todos, o que ele foi melhor foi aqui, sabe definir muito bem aonde está o objeto, o foco, as cores, e no final tem se um zoom digno.
                Macro mal iluminado: se perde um pouco na qualidade das cores, mas acuidado não é prejudicada e também não se ruídos.
                Fundo desfocado: este é um especial que descobri enquanto realizava os testes, então ela consegue deixar o objeto principal em primeiro plano e desfocar o fundo, geralmente aconteceu quando o fundo era diferente do objeto e não em uma cor sólida.
                Zoom bem iluminado: Também foi muito bem, não é ruim como outros zoons, se ajustou as cores, e sem muito pouco granulado.
                Sobre o software da câmera é muito completo com 15 modos para imagem e mais 4para vídeo. Eles são: Automático, retrocesso de tempo, HDR, Panorama, Cena Noturna, Pouca Luz (Pixel Master), Selfie, Miniatura, Profundida de Campo (Fundo Desfocado), Remoção Inteligente, Sorriso Grupo, Embelezamento e Animações GIF para imagem, e para vídeos são o: Automático, Realce de Cor, Miniatura e Passagem de Tempo e os que se destacam são os que falarei nas próximas linhas.
                Pouca Luz: diminui a resolução da foto para 2 Mp, mas aumenta a sensibilidade do sensor da câmera, e faz com que seja captada até 400% mais luz comparados com outros smartphones.
                Selfie: Você escolhe quantas pessoas apareceram na selfie, aponta a câmera traseira para todos e espera a contagem que, após a câmera detectar todo mundo ela tirará a foto automaticamente.
                Sorriso Grupo: Tira fotos antes e depois para que se alguém não sorria ou feche o olho você poderá trocar a face de cada um que for reconhecido.
                Remoção Inteligente: Retira objetos indesejáveis que estejam em segundo plano.
Bateria
                A bateria do Zenfone ficou na média, segundo o site da Asus ele tem uma bateria de 2050mAh de íon de polímero não removível, a carga é a padrão para dispositivos deste preço, e a duração também. Em uso baixo ele dura 1 dia e meio, em uso normal, Wi-Fi ligado às vezes, um pouco de jogos, ligação, vídeos e algumas fotos dura o dia todo, e jogando constantemente ele segurou uma carga completa por aproximadamente 4 ou 5 jogos, dependendo dos jogos, então creio que em vídeos ele dura o mesmo.
                A carga completa da bateria é feita em aproximadamente 2 horas e 40 minutos.
Armazenamento
                Dos 8 Gb que o celular tem 4,7 Gb estão livres, é um número razoável, visto que existem modelos que vem com somente 3,7 Gb, a parte legal, é que você pode escolher instalar os aplicativos no Cartão SD por padrão, ou somente mover quais você quiser.
                A parte boa é que dá para passar os dados dos aplicativos para o cartão micro SD, ele suporta cartões de até 64 Gb.
O que vem na caixa
O aparelho, um fone de ouvido intra auricular de alta qualidade, um cabo USB, e um carregador de parede com fio e manuais.

Conclusão:
         A Asus acertou em cheio com os novos Zenfone, falando do 5, ela conseguiu trazer uma ótima experiência de uso com o processador, android atualizado, design diferenciado, câmera acima da média, e ainda o tão aclamado dual chip, tudo isso por menos de R$600,00.
                As ressalvas ficam para o som que decepciona no volume, a sua bateria que fica na média, pois se você quiser um telefone com uma ótima autonomia recomendo algum modelo da LG ou Sony.
                E tenho certeza que se a Asus conseguir suprir a demanda alta que está no momento ele tem tudo para, digamos, não se tornar um moto g e sim pra ser uma opção equivalente e mais barata que o modelo citado acima. Pois pra mim por este preço digo com toda certeza este é o melhor dispositivo.

Prós
·         Android atualizado e Zen UI
·         Custo benefício muito grande
·         Design Elegante
·         Processador Intel com ótimo desempenho
Contras
·         Baixo alto falante externo
·         Bateria na média
·         Difícil encontrar para compra por enquanto agora que ele ainda é um lançamento
Extras:
Fotos da câmera







Um comentário:

  1. Estou tendo um probleminha com zenfone selfie que não sei como solucionar...qnd conecto ele no pc para passar as fotos pelo USB, n aparecem todas nas miniaturas, só algumas...sabe me dizer se tenho que fazer alguma configuração nele?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ;D